1.1 Programa básico em Fortran 90
Vamos Começar com uma introdução básica: Em Fortran não se usa acentos nem caracteres especiais. Esta linguagem também não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. Os programas escritos em Fortran são salvos em arquivos com extensão .f90
veja o exemplo:
Este programa é bastante básico. O comando IMPLICIT none serve para impedir que todas as variáveis sejam declaradas como reais, exceto i, j, k, l, m, n. Assim ao utilizar este comando o programador deve declarar as suas próprias variáveis. O comando PRINT *, serve para imprimir na tela, neste caso o programa acima imprime na tela: ola mundo!
1.2 Como compilar e rodar um programa escrito em Fortran 90
Para compilar e rodar um programa escrito em Fortran 90 nós precisamos de um compilador, se você está usando o Ubuntu (Linux) é muito fácil. Primeiro abra o terminal e digite: sudo apt-get install gfortran. Aguarde o fim da instalação e pronto. Para compilar o programa você usa o seguinte comando no terminal do Ubuntu (Lembrando que neste caso o programa deve estar na sua pasta pessoal. Se o programa estiver na pasta documentos por exemplo você deve entrar nesta pasta via terminal utilizando: cd Documentos. Só então você utiliza os códigos a seguir):
gfortran -o nome_do_programa nome_do_programa.f90 e para rodar o mesmo você usa:
./nome_do_programa
Aguarde teremos mais postagens sobre Fortran 90!
Nenhum comentário:
Postar um comentário